News

Nossos Artigos


Lombalgia ou lumbago

É a dor na coluna lombar que pode se por alteração postural, solicitação mecânica excessiva em decorrência do trabalho com ergonomia incorreta ou mau posicionamento corporal durante a realização de atividades físicas, estresse ou edema ligamentar por entorse lombar, artrose facetaria, discopatias entre as causas mais comuns.

Quando temos lombociatalgia, observamos dor lombar com irradiação para membro inferior direito, esquerdo ou ambos. Temos também a ciatalgia isolada, que só tem dor na região glútea posterior que irradia para um dos membros. Como é da propedêutica da boa medicina, nós médicos devemos ouvir o paciente, examiná-lo e se necessário pedir exames complementares como radiografia e ressonância magnética. O objetivo dos exames de imagem é confirmar a suspeita diagnóstica aventada no momento do exame físico. Com o diagnóstico podemos indicar a terapia correta que pode ser medicação analgésica, anti-inflamatório, relaxantes musculares, acupuntura, fisioterapia, RPG, entre muitos outros.

Esportistas

E imprescindível o correto manejo dos pacientes que queiram ingressar nas atividades esportivas, seja amador ou profissional, independentemente do grupo etário. A esses pacientes é necessário a investigação da saúde como um todo, com atenção especial cardiovascular, aparelho locomotor, postura, avaliação dos calçados, pisada na baropodometria, escâner 3 D do pé, exames de imagem complementares.

Hoje com o crescente número de corredores de rua, observamos em muitos casos, um aumento crescente de lesões em decorrência da prática inadequada. Focamos muito na orientação de nossos pacientes no sentido da correta avaliação e reabilitação.

Lesões do Ombro

Hoje, com o advento da tecnologia “touchscreen” em “smartphones”, “tablets”, como também laptops, vem aumentando a incidência de lesões ao redor do ombro, ou no ombro propriamente dito. Também contribuem para o aumento dessa recorrência de lesão atividades físicas realizadas de forma inapropriada. Muitas dessas lesões chegam a necessitar na maioria das vezes reabilitação e podem até ser indicado videoartroscopia para reparo direto da lesão.

Viscossuplementação! Você sabe o que é?

Viscossuplementação é um procedimento de aplicação injetável de ácido hialurônico numa articulação com algum grau de doença cartilaginosa (osteoartrite e condromalácia). O ácido hialurônico é um dos componentes do liquido sinovial é normalmente produzido pelas células da membrana das articulações (membrana sinovial) pela célula chamada sinoviócito tipo B, que tem a função mecânica de diminuir o atrito articular por sua viscosidade/fluidez e proporcionar amortecimento articular.